10 de agosto de 2010

IV SPA CRIATIVO com Cristina Filipe

Será realizado em setembro o IV SPA CRIATIVO com a artista joalheira convidada Cristina Filipe.
O Spa Criativo é uma atividade de imersão com 4 dias de duração, onde um grupo de pessoas se isolam em um sítio com toda acomodação e conforto para se preocuparem exclusivamente com desenvolvimento de seu trabalho pessoal.
Em busca de um trabalho autoral, as pessoas experimentam uma nova maneira de pensar e agir a partir de questões e orientações do artista convidado.

Cristina Filipe é uma artista joalheira; professora de projeto e diretora do departamento de joalheria da escola Ar.Co em Lisboa – Portugal; fundadora e presidente da associação de joalheria contemporânea de Portugal – PIN e foi uma das curadoras do projeto Jóias Reais que gerou uma exposição no Rio de Janeiro nas comemorações de 2008 em homenagem ao aniversário de 200 anos da corte no Brasil.

O tema para o IV Spa Criativo será:

Estratégias Oblíquas - "Não fazer nada durante o máximo tempo possível"

"Brian Eno (músico compositor) e Peter Schmidt (poeta e escritor) criaram nos anos 70 um objecto funcional denominado Obliques Strategies. Uma espécie de poesia concreta, fragmentada, formatada em baralho de cartas, onde cada individuo pode tirar uma carta e seguir o impulso que lhe sugere a frase citada na carta que retirou.
“Não fazer nada durante o máximo tempo possível” é uma das estratégias oblíquas que saí no jogo e, implica a reflexão sobre a necessidade e responsabilidade de materializarmos ideias.
Dificilmente conseguimos parar de pensar. E, quanto tempo conseguiremos ficar sem fazer nada? A imposição de não fazermos nada, irá causar-nos, com certeza, um estado de alerta do acto criativo? Ou não?
Ao longo dos dias do workshop cada participante irá ter acesso aleatoriamente a algumas das Estratégias Oblíquas e será convidado a traduzir no espaço, no tempo e no seu corpo aquilo que melhor a traduz.
Este Spa Criativo convida e tem como objectivo proporcionar a cada participante reflexão sobre o acto criativo enquanto deambula numa paisagem existente propícia ao descanso do corpo e do espírito."


Data: 16, 17, 18 e 19 de Setembro
Local: Quinta Das Palmeiras - Monteiro Lobato

Para garantir a sua participação e saber mais informações entrar em contato pelo
e-mail renataporto@renataporto.com
ou pelo telefone 94094815

Nenhum comentário:

Postar um comentário